Educação Especial - o que você precisa conhecer
A Educação é um direito de todos garantido
pelas legislações, dentre elas, a nossa constituição federal. Porém, nem todos
têm a mesma garantia de acesso e permanência dentro das instituições.
Para a possibilidade de garantir que todos, de
forma igualitária, tenham acesso a uma educação de qualidade, surge o que se
conhece como Educação Especial.
O que é a Educação Especial?
A Educação tem um conceito estabelecido pela
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como sendo uma
“modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de
ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades ou superdotação”.
É uma modalidade que perpassa toda a
educação escolar, se estendendo da Educação Infantil a Educação Superior.
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Qual o seu objetivo?
Seu objetivo está em promover o
desenvolvimento educacional e social de pessoas com necessidades
educacionais especiais, ou seja, aqueles que possuem alguma deficiência
física, sensorial, intelectual ou emocional.
Ainda está em garantir que essas pessoas
tenham acesso à educação de qualidade, que atenda às suas necessidades
específicas e que lhes proporcione oportunidades para alcançar seu potencial
máximo.
Qual o seu público alvo?
De alunos com problemas com visão aos com
dificuldade em comunicação, o público alvo da Educação Especial é bem
extenso, atendendo as suas dificuldades e limitações, buscando promover sua
melhor inserção no ambiente escolar.
- Educandos com deficiência
Aqueles que têm impedimentos de longo prazo
de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação
com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na
sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2008b)
Pessoas com deficiência |
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Anteriormente, e ainda conhecido, como
Transtornos globais do desenvolvimento (TGD) são aqueles que apresentam um
quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas
relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras (BRASIL, 2008b).
Símbolo do TEA |
- Altas Habilidades / Superdotação
Aqueles que apresentam um potencial elevado
e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou
combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e
criatividade (BRASIL, 2008b)
Qual o papel dos sistemas de ensino?
Sistemas de Ensino |
O papel dos sistemas de ensino na Educação
Especial é garantir que todas as crianças, jovens e adultos com deficiência
tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo a
igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de suas
potencialidades.
Para isso, os sistemas de ensino devem:
- Garantir o acesso e a permanência dos alunos com deficiência na escola, oferecendo as adaptações necessárias para atender às suas necessidades específicas.
- Oferecer recursos e serviços de apoio educacional especializado, como salas de recursos multifuncionais, atendimento educacional especializado e tecnologias assistivas.
- Formar e capacitar professores e demais profissionais da educação para atender às demandas da Educação Especial, oferecendo cursos de formação continuada e promovendo a troca de experiências e práticas educacionais inclusivas.
- Garantir o cumprimento da legislação que garante o direito à Educação Especial, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
- Promover a participação das famílias e da comunidade no processo educacional, criando espaços de diálogo e de construção de propostas educacionais inclusivas.
- Monitorar e avaliar continuamente as políticas e práticas de Educação Especial, visando garantir a qualidade da educação oferecida aos alunos com deficiência e promover a melhoria contínua dos sistemas de ensino.
Em resumo, o papel dos sistemas de ensino na
Educação Especial é garantir que todos os alunos, independentemente de suas
limitações, possam desfrutar do direito à uma educação acessível e de
qualidade.
Qual o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Sala de Recursos Multifuncionais |
Além da obrigatoriedade de matrículas, os
sistemas de ensino devem ofertar aos estudantes público alvo da Educação
Especial, e seu papel está em “identificar, elaborar e organizar recursos
pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena
participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas”
(BRASIL, 2008b)
Você pode saber mais no artigo: Atendimento Educacional Especializado (AEE): um braço da Educação
Especial
Porém, é importante algumas considerações sobre o AEE:
- Ele deve ser oferecido, porém, não deve ser substitutivo ao ensino comum;
- O plano de atendimento é competência dos professores responsáveis, que dentre as determinações, deve ser formado em Educação Especial; e
- O AEE deve ocorrer prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais, em turno inverso.
Sobre o tema Educação Especial, você pode
ver um resumo feito pela professora Késsia Montezuma logo abaixo:
Biografia utilizada:
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
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