A avaliação na primeira etapa da educação básica
As avaliações fazem parte da rotina escolar e servem como um diagnóstico para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliando o docente no planejamento e de como os seus alunos estão se desenvolvendo. Durante o ensino fundamental e ensino médio, nos acostumamos muitas vezes com uma avaliação que se baseia em notas. Provas constituídas de questões discursivas ou de múltipla escolha.
Educação Infantil
Na educação infantil, porém, a avaliação assume um olhar mais qualitativo acerca das aprendizagens das crianças e o seu desenvolvimento. É uma etapa que abrange crianças de 0 a 5 anos e duas modalidades: Creche (0 a 3) e Pré-escola (4 e 5 anos).
Para Plaza e Santos (2015, p.3)
Na atualidade a Educação Infantil tem por finalidade cumprir o seguinte tripé: cuidar, brincar e educar (Proinfância), realizando no seu interior um trabalho que possua caráter educativo, visando garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para as crianças atendidas.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) estabelecem que a educação infantil deve ser voltada para o acompanhamento, não selecionando, promovendo ou classificando os alunos. Alguns dos princípios que a lei estabelece no processo de avaliar é:
- Observação crítica e criativa
- Utilização de múltiplos registros
- Continuidade dos processos de aprendizagem
- Documentação que permita o acompanhamento por parte da família
- Não retenção da criança
Dentre os instrumentos que os professores tem em mãos no processo avaliativo está a propria rotina do dia a dia da criança tanto no contexto escolar, quanto no seu contexto família e diário. É necessário por parte do professor um olhar reflexivo e cuidadoso, compreendendo a criança nos seus diferentes aspectos, um processo que se constitui dinâmico e continuo (SANTOS e PLAZA, 2015).
Dentre os instrumentos utilizados pelo professor, estão os apontados por
Souza, Siqueira e Carneiro (2014):
A observação
No dia a dia da educação a observação é uma base muito importante. Através dela, o docente nas realizações de atividades em sala e fora dela, acompanha o desenvolvimento do aluno nas suas mais diferentes características físicas, sociais e emocionais.
Ao observar criticamente os alunos o professor poderá identificar em cada um as suas capacidades e limitações, e descobrir onde cada aluno pode chegar. Partindo dessa avaliação diagnóstica o professor dispõe de subsídios para o planejamento e intervenção, pois a intenção da avaliação diagnóstico-mediadora é acompanhar o desenvolvimento da criança, intervir e proporcionar ações que possibilitem o seu crescimento (Idem, 2014, p.36).
O registro
Por registrar, os docentes em sua prática avaliam não somente o processo de
aprendizado, mas também o ensino. Muitas são as formas de registrar o
cotidiano, dentre eles estão o Portfolio, Fichas de Registro e relatórios
descritivos.
- Portfolio: Podendo ser construído de forma individual ou coletiva, os portfolios são coleções de atividades e registro do cotidiano dos alunos, das suas aprendizagens. Para se tornar mais significativo, é importante que ele seja desenvolvido com os alunos.
- Fichas de Registro de ocorrência: é um documento também de registro do cotidiano escolar, pois estão apontadas observações do comportamento de cada criança, como o choro, febre ou queixas que venham a aparecer. Além de qualquer anormalidade.
- Relatórios descritivos: nos relatórios estão o olho do professor pelo que ele consegue observar do aluno em seus aspectos físico, emocional, cognitivo e social. Este é um documento produzido ao final de cada semestre e compartilhado com a família para os mesmos, acompanharem o crescimento dos seus filhos.
Biografia Utilizada:
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
PLAZA, Fernanda Rodrigues; SANTOS, Fernanda Rodrigues. Avaliação da aprendizagem na educação infantil: recurso para a prática pedagógica. 2015.
PONTES, Elizabete Guimarães; PESSOA, Raquel Maynart Lucena. A importância da avaliação do desenvolvimento da criança na educação infantil. 2014.
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