Mediação da aprendizagem na educação especial

Capa - Mediação da aprendizagem na educação especial


Mediação da aprendizagem na educação especial é uma obra importante, tanto para quem está na área da educação quanto para quem está iniciando. 

Os autores tem muita simplicidade na escrita, o que facilita o entendimento de questões importantes, como por exemplo acerca da Educação Inclusiva e as etapas que lhe são pertinentes em uma escola que busca inserir esse paradigma no seu cotidiano.

Antes de iniciar a obra

Os autores apresentam a história "O Yakhupã que não sabia correr” (Assista logo abaixo), para auxiliar na percepção sobre a necessidade da inclusão. Na introdução, a presente história é utilizada para como contexto da necessidade e dos direitos de indivíduos com deficiência ao acesso aos ambientes educacionais.

Os capítulos

O primeiro capítulo é intitulo Reflexões sobre educação inclusiva, onde é ressaltando a necessidade de se repensar a prática docente mediante alunos com deficiência em sala de aula. 

É fornecido o pensar, acerca do despreparo do docente, tanto técnico/pedagógico quanto do emocional mediante lidar com o público da educação especial.

Nesta primeira parte, os autores trazem como referencial Reuven Feuerstein e sua vida e obra, e o qual incansável ele foi na tentativa de ensinar o seu neto com Down, utilizando-se da percepção e ideias do autor em toda a obra. 

Ainda neste início trazem uma percepção sobre o incluir e as etapas necessárias para a sua efetivação, como o repensar do planejamento, currículo, metodologia e da atitude docente.

O segundo, Educação Especial e Legislação os autores fazem um apanhado dos principais documentos que compõem a educação especial como a Declaração de Salamanca e a Convenção de Guatemala e os compromissos destes documentos com a inserção dos deficientes no ambiente educacional. Os decretos apontados são apresentados na integra, o que facilita a percepção acerca dos mesmos.

No terceiro, intitulado a síndrome da privação cultural, os autores apresentam a síndrome (nome do título) que na percepção dos autores, está entre a principal dificuldade de aprendizagem de uma criança. Nela os autores ressaltam os sintomas e as pesquisas realizadas por Feuerstein neste campo.

Os autores ainda ressaltam a necessidade da utilização da mediação da aprendizagem no ambiente educacional, principalmente com estudantes com deficiência, e de que fatores como estimulo, conquistas de desafios, superação de dificuldades e resolução de problemas são passos para o desenvolvimento da inteligência. Cada etapa é abordada por sequência.

Após, no quarto capitulo, outras síndromes, é feito um apanhado geral de todas as síndromes como: Down, X-frágil, Tourette e Asperger. E que embora o diagnostico seja importante, os autores ressaltam a necessidade de não esperar por ele, mas trabalhar com a criança considerando seus aspectos e buscando maneiras possíveis para o seu aprendizado.

No quinto, a mediação da aprendizagem como proposta metodológica, os autores apresentam e ressaltam a teoria da mediação como uma proposta no trabalho com alunos com deficiência e também, podendo ser utilizado com os demais alunos. 

Os autores neste capitulo, destacam a percepção de Feuerstein de que todos podem aprender, apresentando casos reais de mudanças e evolução de indivíduos com prognósticos negativos, mas que com mediação especializada, tiveram salto em seu aprendizado.

Por último, o sexto capítulo, o perfil do professor mediador, em que é ressaltado que para um docente ser um ótimo mediador ele deve ter características importantes, que ao todo, são apontados doze, como por exemplo a necessidade de ter intencionalidade e reciprocidade; a conquista de atenção dos seus alunados e o ajudar a utilizar os conhecimentos construídos no seu dia a dia, nos diferentes contextos.

Ao final da obra, é apresentado duvidas e queixas de professores respondidos pelos autores, depoimentos e considerações finais, onde é ressaltado por parte dos pesquisadores, que a obra teve como tentativa “suscitar reflexões, apresentar-lhe informações relevantes para seu trabalho com alunos com deficientes ou com alunos com altas habilidades e, ainda, incentivá-lo nessa prática” (BUDEL e MEIER, 2012, p.211).

Consideração Crítica

A presente obra aqui faz um apanhado muito importante sobre a necessidade da inclusão de alunos com deficiência dentro do ambiente educacional e também das principais legislações como base. 

Dentre os apontamentos mais importante, está na necessidade de mudanças importantes tanto por parte da escola quanto do profissional que estará no dia a dia do aluno para verdadeiramente tornar a educação, inclusiva.

É importante como sempre ressaltado, mudança. A luz das mudanças, os autores/pesquisadores apontam a percepção de Feuerstein e a mediação da aprendizagem como "luz" para auxiliar no trabalho docente, o que pelo que é apresentado, se torna um verdadeiro auxilio e base em quem busca tornar um aprendizado de estudantes com deficiência mais humanizador e inclusivo.

Quem são os autores?

Gislaine Coimbra Budel

Gislaine Coimbra Budel - Reprodução/Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Mestre em Educação pela PUC-PR, e atualmente Diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, da Prefeitura Municipal de Curitiba. Realiza palestras na área de educação especial, inclusão, dificuldades de aprendizagem, intervenção cognitiva, formação de professores, avaliação e gestão educacional.

Marcos Meier

Marcos Meier - Reprodução/Foto: Página do autor

É psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação. Colunista da rede Globo no jornal Bom Dia Paraná desde 2008 e comentarista em rádios desde 2003. Autor de mais de 10 livros foi indicado ao prêmio Jabuti com a presente obra aqui apresentada.

Referência da Obra

BUDEL, Gislaine Coimbra; MEIER, Marcos. Mediação da aprendizagem na educação especial. Curitiba: Intersaberes, 2012. 240p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas - Qual a diferença?

Livro: Mês de Junho tem São João (+ atividades) | Plano de aula

Transtorno do Espectro Autista: tudo o que você precisa saber!