Mediação da aprendizagem na educação especial
Mediação da aprendizagem na educação especial é uma obra
importante, tanto para quem está na área da educação quanto para quem
está iniciando.
Os autores tem muita simplicidade na
escrita, o que facilita o entendimento de questões importantes, como por
exemplo acerca da Educação Inclusiva e as etapas que lhe são pertinentes em
uma escola que busca inserir esse paradigma no seu cotidiano.
Antes de iniciar a obra
Os autores apresentam a história "O Yakhupã que não sabia correr”
(Assista logo abaixo), para auxiliar na percepção sobre a necessidade da
inclusão. Na introdução, a presente história é utilizada para como contexto
da necessidade e dos direitos de indivíduos com deficiência ao acesso aos
ambientes educacionais.
Os capítulos
O primeiro capítulo é intitulo Reflexões sobre educação inclusiva,
onde é ressaltando a necessidade de se repensar a prática docente mediante
alunos com deficiência em sala de aula.
É fornecido o pensar, acerca do
despreparo do docente, tanto técnico/pedagógico quanto do emocional mediante
lidar com o público da educação especial.
Nesta primeira parte, os autores trazem como referencial Reuven Feuerstein e
sua vida e obra, e o qual incansável ele foi na tentativa de ensinar o seu
neto com Down, utilizando-se da percepção e ideias do autor em toda a obra.
Ainda neste início trazem uma percepção sobre o incluir e as etapas
necessárias para a sua efetivação, como o repensar do planejamento,
currículo, metodologia e da atitude docente.
O segundo, Educação Especial e Legislação os autores fazem um
apanhado dos principais documentos que compõem a educação especial como a
Declaração de Salamanca e a Convenção de Guatemala e os compromissos destes
documentos com a inserção dos deficientes no ambiente educacional. Os
decretos apontados são apresentados na integra, o que facilita a percepção
acerca dos mesmos.
No terceiro, intitulado a síndrome da privação cultural, os autores
apresentam a síndrome (nome do título) que na percepção dos autores, está
entre a principal dificuldade de aprendizagem de uma criança. Nela os
autores ressaltam os sintomas e as pesquisas realizadas por Feuerstein neste
campo.
Os autores ainda ressaltam a necessidade da utilização da mediação da
aprendizagem no ambiente educacional, principalmente com estudantes com
deficiência, e de que fatores como estimulo, conquistas de desafios,
superação de dificuldades e resolução de problemas são passos para o
desenvolvimento da inteligência. Cada etapa é abordada por sequência.
Após, no quarto capitulo, outras síndromes, é feito um apanhado geral
de todas as síndromes como: Down, X-frágil, Tourette e Asperger. E que
embora o diagnostico seja importante, os autores ressaltam a necessidade de
não esperar por ele, mas trabalhar com a criança considerando seus aspectos
e buscando maneiras possíveis para o seu aprendizado.
No quinto, a mediação da aprendizagem como proposta metodológica, os
autores apresentam e ressaltam a teoria da mediação como uma proposta no
trabalho com alunos com deficiência e também, podendo ser utilizado com os
demais alunos.
Os autores neste capitulo, destacam a percepção de Feuerstein de que
todos podem aprender, apresentando casos reais de mudanças e evolução de indivíduos com prognósticos negativos, mas que com mediação
especializada, tiveram salto em seu aprendizado.
Por último, o sexto capítulo, o perfil do professor mediador, em que
é ressaltado que para um docente ser um ótimo mediador ele deve ter
características importantes, que ao todo, são apontados doze, como por
exemplo a necessidade de ter intencionalidade e reciprocidade; a conquista
de atenção dos seus alunados e o ajudar a utilizar os conhecimentos
construídos no seu dia a dia, nos diferentes contextos.
Ao final da obra, é apresentado duvidas e queixas de professores respondidos
pelos autores, depoimentos e considerações finais, onde é ressaltado por
parte dos pesquisadores, que a obra teve como tentativa “suscitar reflexões,
apresentar-lhe informações relevantes para seu trabalho com alunos com
deficientes ou com alunos com altas habilidades e, ainda, incentivá-lo nessa
prática” (BUDEL e MEIER, 2012, p.211).
Consideração Crítica
A presente obra aqui faz um apanhado muito importante sobre a necessidade da inclusão de alunos com deficiência dentro do ambiente educacional e também das principais legislações como base.
Dentre os apontamentos mais importante, está na necessidade de mudanças importantes tanto por parte da escola quanto do profissional que estará no dia a dia do aluno para verdadeiramente tornar a educação, inclusiva.
É importante como sempre ressaltado, mudança. A luz das mudanças, os autores/pesquisadores apontam a percepção de Feuerstein e a mediação da aprendizagem como "luz" para auxiliar no trabalho docente, o que pelo que é apresentado, se torna um verdadeiro auxilio e base em quem busca tornar um aprendizado de estudantes com deficiência mais humanizador e inclusivo.
Quem são os autores?
Gislaine Coimbra Budel
Mestre em Educação pela PUC-PR, e atualmente Diretora do Departamento de
Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, da Prefeitura Municipal de
Curitiba. Realiza palestras na área de educação especial,
inclusão, dificuldades de aprendizagem, intervenção cognitiva, formação de
professores, avaliação e gestão educacional.
Marcos Meier
Marcos Meier - Reprodução/Foto: Página do autor |
É psicólogo, professor de Matemática, escritor e mestre em educação.
Colunista da rede Globo no jornal Bom Dia Paraná desde 2008 e comentarista
em rádios desde 2003. Autor de mais de 10 livros foi indicado ao prêmio
Jabuti com a presente obra aqui apresentada.
Referência da Obra
BUDEL, Gislaine Coimbra; MEIER, Marcos. Mediação da aprendizagem na
educação especial. Curitiba: Intersaberes, 2012. 240p.
Comentários
Postar um comentário