Piaget e as 4 fases do desenvolvimento humano
O desenvolvimento humano é observável. A medida em que uma criança vai
crescendo, adquiri novos conhecimentos; acaba tendo percepção melhor sobre o
mundo em que ela vive; adquire novas ideias e acaba formulando hipóteses, e,
simultaneamente, procurando formas de responder essas hipóteses.
Sobre o desenvolvimento, Jean Piaget (1896 – 1980) — biólogo, psicólogo e
epistemólogo suíço — o dividiu por meio de períodos, que passamos enquanto
criança até chegar na adolescência.
Eles foram criados conforme o aparecimento de novas qualidades do pensamento
humano. Esses períodos/fases podem ser entendidos por:
- Período: sensório motor
- Período: pré-operatório
- Período: operatório concreta
- Período: operações formais
Abaixo, detalharei um pouco mais sobre cada um deles:
1º período: sensório motor (0 a 2 anos)
É um período marcado pela dependência da criança em relação ao adulto. Suas
ações são desordenadas e reflexivas. A criança tem como base as percepções
sensoriais e os seus esquemas motores, utilizando para resolver os seus
problemas, como pegar uma bola ou balançar uma caixa.
2º período: pré-operatório (2 a 7 anos)
Nesta fase é marcante o aparecimento da linguagem, que acarreta modificações
importantes nos níveis afetivo, intelectual e social da criança; além da
capacidade de fazer representações, que pode ser entendido como a
possibilidade de reconstruir em pensamento algo que está ausente, fora do
seu campo de visão.
Além do egocentrismo e dos primeiros afetos sociais concretos, pois com o
surgimento da representação e da capacidade de fala, a criança acaba criando
e recordando experiências afetivas vivenciadas.
3º período: operatório concreta (7 a 11 ou 12 anos)
Período marcado pela construção logica, sendo a capacidade por parte da
criança de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de
vistas diferentes. No aspecto afetivo, é um período marcado por conseguir
cooperar com outros indivíduos, saindo mais do aspecto egocêntrico para o
mais social.
É conhecido por operatório, pois a criança consegue reverter e
retomar mentalmente ao ponto de partida. Um exemplo disso é quando ela
percebe que 3 + 2 = 5, pois sabe que 5-2 = 3.
É concreto, pois ela só pensa corretamente se os exemplos e materiais
utilizados estão em seu campo de visão.
4º período: operatório formal (11 ou 12 anos em diante)
Diferente do período anterior, o adolescente já consegue raciocinar
logicamente sem ter contato com o material no campo real. Pode ocorrer uma
interiorização nessa fase, afastamento da família e a não aceitação de
conselhos dos adultos em seu entorno, vivendo conflitos e o desejo por
libertação.
O indivíduo concebe um raciocínio Hipotético-Dedutivo e Cientifico-Indutivo,
possibilitando o estudo na área da química e física; e pensando sobre a sua
realidade cotidiana tanto presente e não presente.
Todos passamos por estes períodos, porém tudo depende das características tanto biológicas quanto sociais de cada um dos indivíduos.
Finalizando…
Neste artigo tratei de apresentar os 4 períodos/fases do desenvolvimento
proposto por Piaget. Caso goste de temas relacionados a educação, não deixe
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Biografia Utilizada:
BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008
CEVOLANE et al. Desenvolvimento humano: um esboço da perspectiva de Jean Piaget. Revista Dimensão Acadêmica, v.2, n.1, 2017
DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994
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