Piaget e as 4 fases do desenvolvimento humano

Piaget e as fases do desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano é observável. A medida em que uma criança vai crescendo, adquiri novos conhecimentos; acaba tendo percepção melhor sobre o mundo em que ela vive; adquire novas ideias e acaba formulando hipóteses, e, simultaneamente, procurando formas de responder essas hipóteses.

Sobre o desenvolvimento, Jean Piaget (1896 – 1980) — biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço — o dividiu por meio de períodos, que passamos enquanto criança até chegar na adolescência.

Eles foram criados conforme o aparecimento de novas qualidades do pensamento humano. Esses períodos/fases podem ser entendidos por:
  1. Período: sensório motor
  2. Período: pré-operatório
  3. Período: operatório concreta
  4. Período: operações formais
Abaixo, detalharei um pouco mais sobre cada um deles:

1º período: sensório motor (0 a 2 anos)

É um período marcado pela dependência da criança em relação ao adulto. Suas ações são desordenadas e reflexivas. A criança tem como base as percepções sensoriais e os seus esquemas motores, utilizando para resolver os seus problemas, como pegar uma bola ou balançar uma caixa.

2º período: pré-operatório (2 a 7 anos)

Nesta fase é marcante o aparecimento da linguagem, que acarreta modificações importantes nos níveis afetivo, intelectual e social da criança; além da capacidade de fazer representações, que pode ser entendido como a possibilidade de reconstruir em pensamento algo que está ausente, fora do seu campo de visão.

Além do egocentrismo e dos primeiros afetos sociais concretos, pois com o surgimento da representação e da capacidade de fala, a criança acaba criando e recordando experiências afetivas vivenciadas.

3º período: operatório concreta (7 a 11 ou 12 anos)

Período marcado pela construção logica, sendo a capacidade por parte da criança de estabelecer relações que permitem a coordenação de pontos de vistas diferentes. No aspecto afetivo, é um período marcado por conseguir cooperar com outros indivíduos, saindo mais do aspecto egocêntrico para o mais social.

É conhecido por operatório, pois a criança consegue reverter e retomar mentalmente ao ponto de partida. Um exemplo disso é quando ela percebe que 3 + 2 = 5, pois sabe que 5-2 = 3. É concreto, pois ela só pensa corretamente se os exemplos e materiais utilizados estão em seu campo de visão.

4º período: operatório formal (11 ou 12 anos em diante)

Diferente do período anterior, o adolescente já consegue raciocinar logicamente sem ter contato com o material no campo real. Pode ocorrer uma interiorização nessa fase, afastamento da família e a não aceitação de conselhos dos adultos em seu entorno, vivendo conflitos e o desejo por libertação.

O indivíduo concebe um raciocínio Hipotético-Dedutivo e Cientifico-Indutivo, possibilitando o estudo na área da química e física; e pensando sobre a sua realidade cotidiana tanto presente e não presente.

Todos passamos por estes períodos, porém tudo depende das características tanto biológicas quanto sociais de cada um dos indivíduos.

Finalizando…

Neste artigo tratei de apresentar os 4 períodos/fases do desenvolvimento proposto por Piaget. Caso goste de temas relacionados a educação, não deixe de conferir outros artigos e materiais postados aqui na plataforma!

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Biografia Utilizada:

BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008

CEVOLANE et al. Desenvolvimento humano: um esboço da perspectiva de Jean Piaget. Revista Dimensão Acadêmica, v.2, n.1, 2017

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1994

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