Atendimento Educacional Especializado (AEE): um braço da Educação Especial
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe para o campo educacional o Atendimento Educacional Especializado, conhecida pela sigla AEE, que faz parte da Educação Especial.
Conceito e Objetivo:
O AEE visa a identificação, a elaboração e organização de recursos pedagógicos
e também de acessibilidade, voltado a eliminação de barreiras, que
possibilitem a inserção plena do aluno no ambiente educacional.
Conforme o Decreto n.º 7.611, dentre os principais objetivos do AEE está o de:
1. Prover: condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular
e garantir serviços de apoio especializados conforme as necessidades
individuais dos estudantes;
2. Garantir: transversalidade das ações da educação especial no ensino regular
3. Fomentar: desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem
as barreiras no processo de ensino e aprendizagem
4. Assegurar: condições para a continuidade de estudos nos demais níveis,
etapas e modalidades de ensino.
Mapa Mental/Objetivos do AEE |
Sala de Recursos Multifuncionais:
Esse tipo de atendimento ocorre em um ambiente, conhecido por Salas de
Recursos Multifuncionais, espaços físicos que contem, além de mobiliários,
recursos tanto pedagógicos, quanto de acessibilidade que contribuam
substancialmente no atendimento das especificidades dos alunos com
deficiência.
Caso tenha interesse de conhecer mais, você pode assistir o vídeo abaixo:
Público alvo do AEE:
O público alvo do atendimento educacional especializado são alunos com:
Deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza
física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas
barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em
igualdade de condições com as demais pessoas.
Transtorno do Espectro Autista (TEA): aqueles que apresentam um quadro
de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações
sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.
Altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial
elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou
combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e
criatividade.
Profissional de AEE:
O professor responsável pelo AEE tem como principal objetivo garantir a quebra
de barreiras, assegurando a continuidade de estudos destes alunos. Dentre as
atribuições deste profissional está a identificação das necessidades dos
estudantes, a elaboração de planos de ação, a produção de materiais acessíveis
e voltados as suas necessidades.
Reprodução/Prefeitura de Vila Velha |
Ele, como profissional responsável pelo atendimento destes estudantes, deve acompanhar sua trajetória, identificando as habilidades e necessidades, definindo estrategias e a frequência destes atendimentos.
Finalizando...
Neste artigo falamos de Atendimento Educacional Especializado. Caso goste de temas relacionados a educação, não deixe de conferir outros artigos e materiais postados aqui na plataforma!
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Para saber mais:
- Decreto n.º 7.611, que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado;
- TURCHIELLO, P.; SILVA, S.M.; GUARESCHI, T. Atendimento Educacional Especializado. In: SILUK, Ana Claúdia Pavão (Org.). Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica. 1.ª Ed. Santa Maria: UFSM, 2014. P. 32 – 74.
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