Psicomotricidade: seu conceito, função e objetivos

Capa do artigo Psicomotricidade

Psicomotricidade é um termo constantemente difundido por profissionais da educação, mães, pais e responsáveis devido a sua relação com a educação infantil.

Esse termo pode ser etimologicamente definido oriunda dos termos psyqué = alma/mente e do verbo latino moto = mover frequentemente, agitar fortemente. Essa etimologia está ligada ao processo de movimento corporal e a sua intencionalidade. 

A sociedade Brasileira de Psicomotricidade o define como sendo 
(...) a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Ela é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. E sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Função e Objetivos

A psicomotricidade tem como função a estimulação e o desenvolvimento das percepções das crianças e o seu esquema corporal, trabalhando com os seus movimentos, organizando a capacidade dos movimentos, utilizando-se de objetos sejam eles reais ou imaginários.

❎ Reprodução: Freepik

Dentre os seus objetivos (BUENO, 2014, p.39) está fazer do indivíduo:
  1. um ser de comunicação; 
  2. um ser de criação; 
  3. um ser de pensamento operativo, ou seja, a psicomotricidade leva em conta o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo e da gestualidade. 

Vertentes

A psicomotricidade tem como principais vertentes: a reeducativa, terapêutica e educativa, podendo ser compreendida pelas seguintes características:
  • Reeducativa: voltada ao atendimento individual ou de pequenos grupos que apresentam sintomas de ordem psicomotora. Podem ser citados três situações que essa reeducação atende: o alívio do problema, a redução do sintoma e a adaptação ao problema através de jogos e exercícios psicomotores;
  • Sintomas de ordem psicomotora: mentais, orgânicos, psiquiátricos, neurológicos, relacionais e afetivos.

  • Terapêutica: realizada individualmente ou em pequenos grupos que apresentam perturbações de ordem patológica, sendo seu objetivo uma ação diagnostica dos seus atrasos de ordem psicomotores ou de suas características de personalidade, utilizando-se do corpo, com seus movimentos e o uso da expressividade;
  • Educativa: Aquela voltados principalmente a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental e proporciona atividades escolares voltados a aquisição de habilidades de coordenação de seus gestos e movimentos.
Um bom resumo é um vídeo produzido pelo Neurosaber, assista:

Para saber mais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Escolas comunitárias, confessionais e filantrópicas - Qual a diferença?

Livro: Mês de Junho tem São João (+ atividades) | Plano de aula

Transtorno do Espectro Autista: tudo o que você precisa saber!