Seja muito bem vindo (a) ao Bloggando! Curta os conteúdos aqui postados.

As principais avaliações externas no Brasil: você conhece?

Neste artigo você conhece as principais avaliações externas realizadas no Brasil

As avaliações são um conjunto de instrumentos que tem como principal proposito aferir dados, obter estimativas. Em âmbito educacional, elas norteiam as diferentes práticas pedagógicas no sentido de diagnosticar, em favorecer e gerar dados. O Brasil realiza esse monitoramento por alguns instrumentos, sendo eles: 
  • Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB);
  • Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
  • Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); e ao nível Internacional pelo:
  • Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
Abaixo, você irá conhecer cada um desses quatro instrumentos:

SAEB


O SAEB é um conjunto de avaliações externas efetuadas em larga escala, tendo como objetivo avaliar as aprendizagens dos estudantes brasileiros e os fatores que influenciam em seus desempenhos e evidenciando a qualidade na oferta e a permanência no sistema educacional.

Ele é composto pelas seguintes avaliações:
  • Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb)
  • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc)
O resultado dessas avaliações gera Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que utiliza o SAEB como parâmetro para cálculo.

ENEM


Instituído em 1988, o Exame Nacional do Ensino Médio carrega como principal objetivo o de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Sendo realizada por estudantes tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino.


No ano de 2009, o exame adotou uma metodologia diferente, sendo um mecanismo que possibilitava os estudantes o acesso ao ensino superior em diferentes universidades e faculdades do território nacional.

ENCCEJA


Direcionada aos Jovens e Adultos brasileiros ou no exterior que não tiveram a oportunidade ou possibilidade de concluir os estudos em idade própria, ele se destina a certificação do público alvo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) os tornando aptos a ingressarem no ensino superior.

Alunos do ENCCEJA
Alunos realizando avaliação do ENCCEJA

A diferença desse para o Enem, é que os estudantes obtêm a certificação por área, podendo fazer a escolha por essas áreas a cada ano, diferente do ENEM, onde os estudantes têm como obrigatoriedade, a aprovação em um processo único.

PISA


Traduzindo do Programme for International Student Assessment, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) é um comparativo internacional realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ele oferece informações sobre os estudantes na faixa etária dos 15 anos, aferindo por indicadores de leitura, matemática e de ciências.

Getting Info...

Sobre o autor da postagem

Amor ao Estudo e ao Conhecimento

Postar um comentário

Cookie Consent
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando o plug-in de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que recebemos pelos anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plug-in de bloqueio de anúncios.