Seja muito bem vindo (a) ao Bloggando! Curta os conteúdos aqui postados.

VYGOTSKY: Vida e principais conceitos de suas obras

Autor sociointeracionista, Vygotsky é ainda hoje um marco para a educação. Neste artigo, apresentarei seus principais conceitos.
















Psicologo e proponente da psicologia socio-histórica, Lev Seminovitch Vigotsky foi um marco para a sua época e ainda hoje suas ideias estão presentes, principalmente na área da educação. Neste artigo, você encontra um resumo desse importante estudioso.

Breve biografia


Lev Semenovich Vygotsky nasceu em Orsha em 17 de novembro de 1896. Na maioria de sua vida viveu com sua família em Gomel. Sua família era judia. Vygotsky era o segundo filho de oito irmãos. O pai trabalhava como chefe de departamento de um banco, além de ser representante de uma companhia de seguros. A mãe, apesar de ser professora, não trabalhava como tal.

Trabalhou como professor e pesquisador de diversas áreas: psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Atuou e diversas instituições de ensino e pesquisa, em simultâneo, em que lia, escrevia e dava conferências.

Morreu em 11 de junho de 1934, aos 37 anos, vítima de tuberculose.

Dentre os conceitos que lhe são pertinentes, estão:

Mediação


Certamente um dos principais conceitos de suas obras. A Mediação para o autor é a processo de intervenção, em que um elemento intermediário torna-se mediador na relação do indivíduo com o meio. Nesse aspecto, a relação deixa de ser direta, mediada por esse elemento.

Não compreendeu? Pode ser melhor entendida por esse exemplo:

Quando uma criança toca uma panela que estava no fogo e retira a mão após se queimar, ocorreu uma relação direta entre a panela e o ato de retirar a mão; se, em outra situação, a criança vir a panela novamente sobre o fogo, provavelmente não colocará a mão, pois a relação estará mediada pela lembrança da dor que sentira na versão anterior.

Isso é fundamental quando compreendemos que o homem não se relaciona com o mundo diretamente, mas sim, mediadamente. Para o autor, essa mediação ocorre de duas formas: instrumentos e signos.
  • Mediação por instrumentos
Quando tratamos de instrumentos, estamos tratando de objetos físicos. Eles são importantes, pois tornam a atividade mais eficiente, diminuem a força e o tempo necessário do resultado desejado. Dentre essa mediação atualmente, podemos relacionar o uso de vídeos, slides, livro didático, etc.
  • Mediação por signos
Ao tratarmos dos signos, nos referimos justamente da ideia de palavras e conceitos a qual agregamos a tudo. Temporalmente demos nomes a tudo, e esses nomes são passados a gerações e internalizados. Aprendemos culturalmente esses signos, diminuindo os esforços necessários da memória e da cognição.


O documentário “Coleção: Grandes pensadores” temos uma melhor contextualização acerca de suas ideias, principalmente sobre o entendimento sobre mediação.

Vídeo do youtube


Zona de Desenvolvimento Proximal


Compreender o processo da teoria de aprendizagem de Vygotsky, é relembrar que o autor é simbolo da teoria Sócio-Histórica, que se contrapõe as ideias e teorias de sua época, entendendo que a aprendizagem acontecia através de um processo interno do indivíduo, ativo, na sua relação em sociedade; divergindo das teorias onde a aprendizagem se baseava em uma aquisição de conhecimentos memorizados e repetitivos, sendo o aluno, passivo em neste processo.

Neste processo de aprendizagem, temos o famoso conceito Zona de Desenvolvimento Proximal, sendo um conceito elaborado por e define a distância entre o Nível de Desenvolvimento sendo o que já aprendeu e já integrado seu repertório de habilidades, conhecimentos e Desenvolvimento Potencial, aquilo que o indivíduo pode alcançar no futuro com a ajuda de outro indivíduo mais experiente.

Em mais um resumo:

  • Nível de desenvolvimento real: o nome diz muito, é a capacidade que o indivíduo possui para realizar suas tarefas, no cotidiano da sua vida, autonomamente. É aquilo que ele consegue realizar sem a necessidade de auxílio.
  • Nível de desenvolvimento potencial: são aquelas ações que a criança não consegue realizar sozinha, mas com a ajuda de um adulto ou de uma criança mais experiente.

Linguagem


A linguagem implica em uma ferramenta importante no que diz respeito ao aprendizado, pois através delas, os seres humanos foram capazes de se comunicarem, e com isso, trocar conhecimentos e se relacionarem entre si. Para Vygotsky, a linguagem é entendida como uma ferramenta construída socialmente, onde o individuo que lhe adquire, altera qualitativamente seu modo de pensar, agir e de perceber o mundo em que está inserido.
A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo: o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento não expresso por palavras permanece uma sombra”
- Vygotsky

O Professor na perspectiva de Vygotsky


O Sociointeracionista atribui ao professor ao papel de mediador, alguém que motiva o aluno em seu desenvolvimento, atuando como um auxiliar neste processo. Para ele, o professor é aquele que organiza o ambiente, onde apropriadamente ocorre a aprendizagem.

_ _ _

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação/ Teresa Cristina Rego. 20 ed. — Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. — (Educação e conhecimento).

PEDROSO, Ana Paula Ferreira. A Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o Papel da Cultura no Desenvolvimento Humano: considerações a Respeito da aprendizagem escolar na perspectiva dos educandos jovens e adultos. UEMG, [s. l.], 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/sulear/article/view/3948/2166. Acesso em: 24 abr. 2022.

Getting Info...

Sobre o autor da postagem

Amor ao Estudo e ao Conhecimento

Postar um comentário

Cookie Consent
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando o plug-in de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que recebemos pelos anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plug-in de bloqueio de anúncios.