Seja muito bem vindo (a) ao Bloggando! Curta os conteúdos aqui postados.

O que são os 4 pilares da educação?

Neste artigo busco apresentar os 4 pilares da educação, essenciais para uma prática educativa de qualidade
Jacques Lucien Jean Delors
Jacques Lucien Jean Delors

Proposto pelo político europeu Jacques Lucien Jean Delors, os quatro pilares fundamentam a Educação para o Século XXI. Sua importância está em apontar aprendizados considerados essenciais no processo educativo, e estão presentes no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional.

Os quatro pilares são hoje a base da educação, sendo elas: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conhecer; e aprender a ser.

Abaixo você encontrará os objetivos de cada um dos pilares propostos por Delors.

Aprender a conhecer


Aprender a conhecer, ou aprender a aprender, está fundamento na concepção do exercício da memória, da atenção e do pensamento. O autor lembra que a premissa base do aprendizado do conhecer nunca está acabado, podendo ser enriquecido com qualquer experiência.

Aprender a fazer


O aprender a fazer é o eixo que se baseia na prática da ação, onde há o desenvolvimento de novas aptidões e habilidades, necessárias para o enfrentamento de situações que lhe aparecem durante a sua trajetória escolar e durante sua inserção em sociedade.

Aprender a conviver


Aprender a viver é um eixo importante na compreensão de que vivemos em sociedade, e com essa premissa, devemos saber conviver com as diferenças, e essa premissa, parte de uma educação inclusiva, tem este pilar como premissa. Este pilar considera a relação do jovem com os outros e com o meio ambiente.

Aprender a ser


O aprender a ser é o eixo voltado a individualidade, onde há o trabalho do indivíduo com ele mesmo, no desenvolvimento de sua identidade e taletos, apresentando-se como capaz elaborar reflexões com autonomia e crítica.

_ _ _

DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez Editora.

Getting Info...

Sobre o autor da postagem

Amor ao Estudo e ao Conhecimento

Postar um comentário

Cookie Consent
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando o plug-in de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que recebemos pelos anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plug-in de bloqueio de anúncios.