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Jacques Lucien Jean Delors |
Proposto pelo político europeu Jacques Lucien Jean Delors, os quatro
pilares fundamentam a Educação para o Século XXI. Sua importância está em
apontar aprendizados considerados essenciais no processo educativo, e estão
presentes no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional.
Os quatro pilares são hoje a base da educação, sendo elas:
aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conhecer; e aprender a
ser.
Abaixo você encontrará os objetivos de cada um dos pilares propostos por
Delors.
Aprender a conhecer
Aprender a conhecer, ou aprender a aprender, está fundamento na concepção
do exercício da memória, da atenção e do pensamento. O autor lembra que a
premissa base do aprendizado do conhecer nunca está acabado, podendo ser
enriquecido com qualquer experiência.
Aprender a fazer
O aprender a fazer é o eixo que se baseia na prática da ação, onde há o
desenvolvimento de novas aptidões e habilidades, necessárias para o
enfrentamento de situações que lhe aparecem durante a sua trajetória escolar
e durante sua inserção em sociedade.
Aprender a conviver
Aprender a viver é um eixo importante na compreensão de que vivemos em
sociedade, e com essa premissa, devemos saber conviver com as diferenças, e
essa premissa, parte de uma educação inclusiva, tem este pilar como
premissa. Este pilar considera a relação do jovem com os outros e com o meio
ambiente.
Aprender a ser
O aprender a ser é o eixo voltado a individualidade, onde há o trabalho do
indivíduo com ele mesmo, no desenvolvimento de sua identidade e taletos,
apresentando-se como capaz elaborar reflexões com autonomia e crítica.
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DELORS, Jacques (coord.). Educação: um tesouro a descobrir:
Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o
Século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez
Editora.