
Nesse sentido, são três as formas conhecidas de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Vamos conhece-lós?
AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA
Uma avaliação diagnostica é aquela iniciada no começo do processo de ensino-aprendizagem, onde o professor ira efetuar uma sondagem nos alunos, pretendendo com isso, perceber se eles sabem ou não determinado assunto. Ele serve para resgatar o que ele conseguiu assimilar e trabalhar para que esse aluno avance.
Uma avaliação diagnostica não deve servir como uma forma de estabelecer notas, mas procurar o que os alunos sabem ou não. Para isso, pode-se utilizar algumas ferramentas, como:
1. Exercícios;
2. Simulados;
3. Questionários;
4. Redação;
5. Debates em sala de aula;
6. Entrevistas com os alunos.
AVALIAÇÃO FORMATIVA
Se a avaliação Diagnostica é aquela feita no início, a Avaliação formativa são um conjunto de práticas feitos durante o processo escolar. Ela é muito importante durante todo o processo ensino-aprendizagem, pois visa adquirir justamente dados sobre os alunos em meio ao processo de aprendizado.
Ela é justamente uma ferramenta que visa determinar também os novos caminhos que os professores devem tomar sobre um conteúdo aplicado ou a ser aplicado. Pois, o que temos hoje dentro de uma sala de aula são professores que desejam mudanças nos alunos, mas que não mudam sua forma de explicar determinada matéria. Com as avaliações formativas, o docente tem a possibilidade de repensar novas estratégias.
Algumas ferramentas:
1. Provas objetivas e dissertativas;
2. Debate;
3. Autoavaliação;
4. Seminários.
AVALIAÇÃO SOMATIVA
Avaliação somativa é aquela que acontece no final do processo educacional. Ela avalia habilidades e competências dos estudantes.
De forma pontual, normalmente ao final dos ciclos de aprendizagem (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), ela avalia e valida a promoção dos estudantes para a próxima etapa de sua jornada educacional. (Diário Escola, 2021)
Ela é centrada na atribuição de notas, justamente com a ideia de promoção do aluno para uma próxima etapa. Certamente, é uma das etapas que mais se detêm criticas, justamente pela forma tradicional em que ela é aplicada, pois, está centralizada na promoção do aluno através de notas, focando assim, sempre na pontuação dos estudantes.
_ _ _
Fontes: Avaliação: suas modalidades e o reflexo no ambiente escolar • Diário Escola