Seja muito bem vindo (a) ao Bloggando! Curta os conteúdos aqui postados.

Qual a diferença entre Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa?

Neste artigo busco saber a diferença entre Avaliação Diagnóstica, Formativa e Somativa
Capa: tipos de avaliação

Certamente, um dos processos principais na área da educação é o de avaliação. Ele é necessário para que os docentes consigam perceber se os discentes, por meio do aprendizado e estudo, conseguiram ou não adquirir os conhecimentos necessários, e claro, aplica-lós, na prática.

Nesse sentido, são três as formas conhecidas de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Vamos conhece-lós?

AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA

Uma avaliação diagnostica é aquela iniciada no começo do processo de ensino-aprendizagem, onde o professor ira efetuar uma sondagem nos alunos, pretendendo com isso, perceber se eles sabem ou não determinado assunto. Ele serve para resgatar o que ele conseguiu assimilar e trabalhar para que esse aluno avance.

Uma avaliação diagnostica não deve servir como uma forma de estabelecer notas, mas procurar o que os alunos sabem ou não. Para isso, pode-se utilizar algumas ferramentas, como:

1. Exercícios;

2. Simulados;

3. Questionários;

4. Redação;

5. Debates em sala de aula;

6. Entrevistas com os alunos.

AVALIAÇÃO FORMATIVA

Se a avaliação Diagnostica é aquela feita no início, a Avaliação formativa são um conjunto de práticas feitos durante o processo escolar. Ela é muito importante durante todo o processo ensino-aprendizagem, pois visa adquirir justamente dados sobre os alunos em meio ao processo de aprendizado.

Ela é justamente uma ferramenta que visa determinar também os novos caminhos que os professores devem tomar sobre um conteúdo aplicado ou a ser aplicado. Pois, o que temos hoje dentro de uma sala de aula são professores que desejam mudanças nos alunos, mas que não mudam sua forma de explicar determinada matéria. Com as avaliações formativas, o docente tem a possibilidade de repensar novas estratégias.

Algumas ferramentas:

1. Provas objetivas e dissertativas;

2. Debate;

3. Autoavaliação;

4. Seminários.

AVALIAÇÃO SOMATIVA

Avaliação somativa é aquela que acontece no final do processo educacional. Ela avalia habilidades e competências dos estudantes. 

De forma pontual, normalmente ao final dos ciclos de aprendizagem (bimestre, trimestre, semestre ou ano letivo), ela avalia e valida a promoção dos estudantes para a próxima etapa de sua jornada educacional. (Diário Escola, 2021)

Ela é centrada na atribuição de notas, justamente com a ideia de promoção do aluno para uma próxima etapa. Certamente, é uma das etapas que mais se detêm criticas, justamente pela forma tradicional em que ela é aplicada, pois, está centralizada na promoção do aluno através de notas, focando assim, sempre na pontuação dos estudantes.

_ _ _

Fontes: Avaliação: suas modalidades e o reflexo no ambiente escolar  Diário Escola

Getting Info...

Sobre o autor da postagem

Amor ao Estudo e ao Conhecimento

1 comentário

  1. Unknown
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cookie Consent
Servimos cookies neste site para analisar o tráfego, lembrar suas preferências e otimizar sua experiência.
Oops!
Parece que há algo errado com sua conexão com a internet. Conecte-se à Internet e comece a navegar novamente.
AdBlock Detected!
Detectamos que você está usando o plug-in de bloqueio de anúncios em seu navegador.
A receita que recebemos pelos anúncios é usada para gerenciar este site, solicitamos que você coloque nosso site na lista de permissões em seu plug-in de bloqueio de anúncios.